Conhece os Limites da Praia da Adiça

Conhece os Limites da Praia da Adiça

Conhece os Limites da Praia da Adiça e as suas placas de sinalização, fica ainda com algumas pistas sobre as alternativas para chegar e estacionar.

Quais os limites da Praia da Adiça?

Esta é uma pergunta e uma duvida que nos colocam com regularidade, hoje vamos ajudar a esclarecer essa duvida e dar mais algumas dicas sobre  a praia.

Com este artigo “Conhece os Limites da Praia da Adiça” esperamos dar um contributo para esclarecer as duvidas sobre os limites da praia, deixa nos comentários a tua opinião e duvidas sobre a praia e os seus acessos.

Se desejas saber mais sobre a praia, tirar duvidas ou partilhar fotografias podes usar os seguintes links:

Limites

Os limites da Praia da Adiça forma definidos em Edital  aprovado pela Assembleia Municipal da Câmara de Almada a 17 de Junho de 2015 e publicados no Edital Nº 364 de 29 de Junho de 2015.

A zona autorizada começa a cerca de 50 metros antes do fim da estrada de terra, permitindo desta forma o estacionamento junto à mesma e torna a Praia da Adiça na melhor praia naturista para pessoas de mobilidade reduzida.

Assim encontramos o limite no topo Norte devidamente sinalizado por uma placa, enquanto que no topo Sul não existe qualquer placa sendo o final da zona naturista identificado pela descida de quem vem da NATO.

A ausência de placa no topo Sul foi tomada de forma consciente porque a prática naturista continua após o limite Sul  da praia, numa zona de tradição naturista que se estende até à Lagoa de Albufeira.

Nas duas imagens seguintes podemos ver o topo Norte assinalado pelo numero 3, e o topo Sul assinalado pelo numero 4

 


Nota: carrega na imagem para veres a imagem acima em grande

Praia da Adiça topo Sul

O topo Sul

No momento de legalização da Praia da Adiça o topo Sul estava muito identificado pela natureza através de uma descida muito ingreme em areia que se estendia desde o topo do arriba até à praia, formando um linha perpendicular à praia.

Mas a natureza seguiu o seu caminho e com a redução da utilização deste caminho a vegetação foi cobrindo a areia restando apenas uma pequena parte visível ao chegar à praia, como se pode ver na imagem anterior (4).

Hoje em dia a maioria dos utentes da praia utiliza o caminho em diagonal pela encosta, que torna a subida bem mais fácil, e que apresenta uma maior facilidade de utilização quer na descida quer na subida, sendo em simultâneo um passeio de rara beleza.

Quando se desce por este caminha a chegada à praia fica a cerca de 200 metros do topo Sul da praia, pelo que quem desejar ficar dentro da zona legalizada deve virar à direita e caminhar até ao inicio do topo Sul da Praia naturista da Adiça.

No final da descida é natural encontrar um elevado numero de banhistas numa mistura de naturistas e têxteis, mas com uma maior predominância de não naturistas.

Praia da Adiça topo Sul 2

Placas

A Praia da Adiça conta com as 3 placas previstas, uma a 100 metros do início da praia, alertando que vamos entrar numa zona de prática naturista, o cartaz da praia com a informação sobre a mesma e a placa de inicio da zona naturista.

Praia da Adiça placa 100 metros do inicio da zona naturista

Praia da Adiça placa informativa

Praia da Adiça placa de inicio da zona naturista

A descida da NATO

Para descer a partir da NATO tens duas opções como podes ver nas imagens, a verde entras na mata em frente ao parque de estacionamento, tomas o caminho da esquerda e depois é seguir sempre o caminho mais largo (os mais experientes poderão encontrar outras opções) e aproveitar a sua deslumbrante beleza e integração na natureza.

A segunda opção é entrar mais junto, ou mesmo junto à rede da NATO e seguir o caminho até à encruzilhada dos dois caminhos.

Depois o caminho é feito pela zona laranja até ao momento da descida onde se pode optar pela descida da areia (verde) ou pela encosta (azul), para subir recomendamos o caminho d encosta (azul).

Se tiveres dificuldade podes aguardar por alguém que vá fazer o caminho e seguir atrás, durante o fim de semana estes caminhos são muito utilizados e será mais fácil para quem não conhece ter ajuda.

Nas imagens seguintes, retiradas do Google Maps podes ter uma ideia do percurso e suas alternativas

Descida praia da Adiça topo Sul 4

Descida praia da Adiça topo Sul 3

Descida praia da Adiça topo Sul

Descida praia da Adiça topo Sul 2

Através do mapa tona-se fácil ampliar e ver melhor as várias opções

Como chegar e onde estacionar

Tomar a direcção da Fonte da Telha e antes da descida escolher o ponto de entrada:

Para a descida da NATO seguir para Sul até ao estacionamento junto das instalações militares, depois é escolher o acesso como descrito acima.

A grande vantagem desta escolha é fugir ao transito na hora de saída, a grande desvantagem… subir a arriba no final do dia, cansa as pernas mas alimenta a alma, pois a vista ao final do dia é deslumbrante e o por do sol…

Nota: existem relatos de assaltos a viaturas neste estacionamento pelo que todo o cuidado é pouco, não deixar nada à mostra e não facilitar.

Para a estrada de terra, descer à Fonte da Telha e rumar a Sul até ao final da estrada de terra, pode ser difícil estacionar, mas depende da hora e da… sorte

Nota: sair da Fonte da Telha a determinadas horas poder muito complicado com filas de mais de duas horas, como alternativa estacionar logo no final da descida, ou mesmo no seu inicio, e seguir a pé até á praia.

Do final da descida até à Praia da Adiça são cerca de 15/20 minutos a pé… um belo passeio à beira mar.

Ontem ao final do dia forma mais de duas horas para sair da Praia da Adiça, de acordo com um publicação no Grupo Praia da Adiça no Facebook 

Praia da Adiça transito ao final do dia

” Estou parado há duas horas e meia

São 22h e tal… impressionante! ”

Obrigado PJ pela partilha

Blog Alma Naturista

Apoia o projecto Alma Naturista, juntos somos mais representativos e mais dinamizadores do Naturismo em Portugal e no mundo.

Não te esqueças de subscrever o blog para receberes todas as publicações.

Visita todas publicações sobre a Praia da Adiça

 

 

 


Sabe mais sobre a Alma Naturista
Visita a informação disponível sobre o naturismo:

Visita a loja da Alma Naturista.


Gosta da página da Alma Naturista no Facebook e visita no Facebook a página da Alma Naturista.

 

Se gostas deste artigo deixa o teu like e podes ajudar a sua divulgação partilhando no Facebook:

Twitter

Partilha esta página no Twitter

Segue-nos no Twitter:


Apoios com Alma

Vilapura apoio Alma Naturista
Vilapura
Jardim do Éden
Jardim do Eden
Samonatura
Samonatura
Quinta do Maral
Quinta do Maral

Ser sócio da Alma Naturista


Adere e apoia a Alma Naturista
[rainmaker_form id=”714″]
Subscreve o Blog
[rainmaker_form id=”719″]


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Redes Sociais