Energias diversas na Praia da Estela Setembro 2022

Naturismo – Perguntas Frequentes 2023

Naturismo – Perguntas Frequentes 2023

Com o artigo de hoje, “Naturismo – Perguntas Frequentes 2023″, vamos abordar ao longo de 8 publicações algumas das perguntas que nos chegaram ao longo dos tempos.

No fórum Alma Naturista podes colocar questões e dúvidas sobre estas perguntas ou outras que tenhas, contribuindo para um maior conhecimento e esclarecimento sobre o naturismo.

Esperamos que estas questões possam ajudar a aderir à comunidade naturista, desenvolvendo e promovendo a prática do naturismo em Portugal.

Perguntas Frequentes 2023 - Naturismo
Naturismo – Perguntas Frequentes 2023

1 – Sobre o Naturismo

O que é o naturismo?

O naturismo é um caminho para se viver em harmonia com a natureza, normalmente expressado pela nudez social, englobando o respeito por si próprio, o respeito pelos outros, a tolerância pelos diferentes pontos de vista, em conjunto com o respeito pelo meio ambiente e a harmonia com a natureza.

É uma opção de vida associada à prática do nudismo em ambiente social, gerando um sentimento de liberdade que através da nudez social nos leva a uma facilitadora aceitação de nós próprios bem como dos outros.

A prática da nudez social liberta-nos de preconceitos, dogmas e conduz a uma maior aceitação do nosso corpo, e em simultâneo derruba barreiras sócio económicas promovendo um ambiente social equilibrado.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Quais são os benefícios do naturismo?

O aumento da auto-estima em resultado de uma maior aceitação do que somos e como somos é uma das grandes vantagens do estilo de vida naturista.

Os naturistas respeitam a individualidade de cada um e facilmente aceitam o outro tal como ele é não pelo que aparenta ser através das suas roupas ou acessórios.

Muitos dizem que, quando se despem as roupas, despem-se também do stress, das rotinas diárias e da forma como interagimos no emprego e na sociedade em geral.

Outro grande benefício é a aceitação do nosso corpo, uma das maiores barreiras à nossa felicidade, ao nosso bem-estar e à prática do naturismo.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Qual é a diferença entre um nudista e um naturista?

Em alguns países não existe diferença, sendo o termo “naturista” ou “nudista” utilizado com o mesmo significado em cada um deles.

Ambos os termos estão relacionados com duas filosofias diferentes cujo denominador comum é a nudez.

Os naturistas, pela definição de naturismo, têm uma filosofia de vida mais abrangente que inclui uma aproximação mais holística ao “estar nu”, com maior cuidado com o Corpo e com a Mente, e uma integração na natureza.

São ainda praticantes da nudez em ambiente social e com respeito e tolerância pelo outro e por si próprios.

Enquanto que o nudista é simplesmente alguém que gosta de estar nu.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Quem são os naturistas?

De uma forma mais abrangente e consensual são aqueles que praticam a nudez recreativa, a nudez social ou ambas.

A comunidade naturista é composta por milhões de naturistas espalhados pelo mundo, com acesso a uma vasta e variada oferta de opções sociais e recreativas através de espaços comerciais, como hotéis, campings, saunas, piscinas, etc ou através de clubes e associações que através as suas instalações e/ou actividades oferecem um vasto leque de opções para a prática da nudez em sociedade.

Os naturistas são uma comunidade transversal à sociedade em geral, contendo membros de todas as profissões ou actividades económicas, de todas as idades, de todos os estratos sociais e económicos.

Através da prática naturista a comunidade tende a nivelar todas as pessoas pela vivência de uma nudez social que elimina as várias barreiras e estratos que se verificam numa sociedade de consumo e onde a imagem da roupa é ela própria uma enorme barreira social e económica.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
O que é que os naturistas querem dizer quando falam de “nudez social” e de “nudez recreativa”?

A “nudez social” e “nudez recreativa”, representam de forma idêntica a mesma situação: viver as normais actividades do dia a dia a nu num ambiente de nudez social.

A prática de desportos como o voleibol, a petanca, o ténis, etc, a realização de tarefas rotineiras como cortar relva, trabalhos de casa, leitura de um livro, uma ida à praia, etc.

Para os mais aventureiros, caminhadas, canoagem, mergulho, etc, em ambiente naturista.

Resumindo, realizar em ambiente naturista todas as tarefas e actividades, que se realizam de forma geral em ambiente não naturista, com a liberdade e bem-estar acrescidos que o naturismo coloca em todas as tarefas ou lazer, tornando-as muitos mais leves e agradáveis.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Porque é que muitas pessoas escolhem a nudez social?

A nudez social é uma excelente forma de regressar às origens, provocando uma sensação de alegria, de relaxamento e de total liberdade pelo simples facto de estarmos nus.

A nudez social permite-nos encontrar um caminho de regresso às origens, vivendo e apreciando a natureza com maior proximidade, da forma mais verdadeira possível e totalmente libertadora.

Um maior relaxamento, alívio do stress, imagem corporal positiva e uma auto-estima crescente são algumas das razões pelas quais muitas pessoas escolhem o estilo de vida naturista.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
O naturismo é ofensivo?

O corpo humano é tão natural e autêntico que dificilmente poderá ser considerado ofensivo.

Para algumas pessoas, ou no início da prática naturista, alguns poderão sentir um certo constrangimento quer com a sua própria nudez, quer com a nudez do outro, mas este sentimento, a acontecer, desaparece de forma espontânea pela naturalidade da prática naturista

A filosofia do naturismo não tem a ver com ofender, mas sim com uma vivência harmoniosa, entre o nosso ser, os outros e a natureza.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
O naturismo social é legal?

A nudez em si não é criminalizada, e existem espaços legalizados para a prática do naturismo, espaços de tradição naturista e recantos na natureza onde se pode praticar naturismo em perfeita harmonia.

São os comportamentos inapropriados que podem constituir um problema ou uma ilegalidade, bem como a nudez fora de espaços apropriados para a prática naturista que podem aparentar ou constituir por ignorância da lei ou preconceito uma ilegalidade.

Regra geral, o bom senso deve prevalecer e na maior parte dos casos será muito claro quais os lugares apropriados e muito óbvio a clara distinção entre comportamento obsceno e a simples nudez.

Importa ainda referir que a designação de espaços naturistas ou de espaços de tradição naturista, é muitas vezes referenciada como espaços nudistas.

Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Naturismo - Perguntas Frequentes 2023
Naturismo - Perguntas Frequentes 2023

T-Shirt Alma Naturista

alma naturista tshirt tecnica wp
Encomenda a tua T-Shirt Alma Naturista

Adere ou renova

Renova ou adere e apoia o naturismo em Portugal, aproveita os donativos diferenciados para os nossos associados.

Visita a página dos Protocolos Alma Naturista e sabe como podes aproveitar as tuas Vantagens de Sócio, encontra na página de renovação e de adesão toda a informação.

Apoia o projecto Alma Naturista, juntos somos mais representativos e mais dinamizadores do Naturismo em Portugal e no mundo.

Não te esqueças de subscrever o blog para receberes todas as publicações.

blog alma naturista

Sabe mais sobre a Alma Naturista

Visita a informação disponível sobre o naturismo:


Apoios com Alma

vilapura 10
Vilapura
somanatura inst
Samonatura
alma naturista recomenda cafe natal
Café Natal
galeria alma naturista victor siveira quadro3
Galeria com Alma – Victor Silveira

adere 3
Adere e apoia a Alma Naturista

Adere à Alma Naturista

Ser Sócio!

Apoia a Alma Naturista tornando-te associado.

Confirmar *

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.


Subscreve o Blog

Subscreve!

Blog Alma Naturista.

Recebe no teu email a notificação de publicação de artigos.

Prometemos nunca enviar spam! Consulta a nossa política de privacidade para mais informações.


Apoia o Blog e a Alma Naturista

qrcode

Redes Sociais

Facebook

Gosta da página da Alma Naturista no Facebook e visita no Facebook a página da Alma Naturista.

 

Se gostas deste artigo deixa o teu like e podes ajudar a sua divulgação partilhando no Facebook:

 

Twitter

Partilha esta página no Twitter

Segue-nos no Twitter:


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *