Encontro Naturista Praia da Costinha Julho 2022

Oncologia onde entra o naturismo?

Oncologia onde entra o naturismo?

Começamos o artigo “Oncologia onde entra o naturismo?” com uma citação de um testemunho publicado neste artigo:

…Pois bem, entrou desde que aprendi a respeitar a natureza e o universo, de forma a que ela e ele me respeitem, também graças ao grande companheirismo existente entre toda a gente que conheci no movimento devolveram-me uma confiança em que me fizeram acreditar que uns perante os outros apesar das diferenças somos todos iguais, isso transmite uma auto-estima incalculável…”

Convidamos alguns participantes, dos nossos eventos que assumiram nas nossas actividades a sua doença oncológica, a fazerem a diferença, a darem o seu exemplo de superação e a mostrarem como o naturismo os pode ajudar na sua caminhada.

O nosso enorme obrigado a cada um deles, pela sua coragem, pela força de reviver momentos difíceis para falarem da sua doença, pela ajuda que o seu testemunho pode fazer em muitos outros que à sua maneira lidam com situações idênticas.

E, neste caso concreto, com este artigo “Oncologia onde entra o naturismo?”, o seu inestimável contributo para o naturismo e para a aceitação do corpo.

Aos três um grande bem haja!


A descoberta do naturismo

Há cerca de um mês que tento perceber como começar este texto…

Tento descobrir como escrever de uma coisa que ainda estou a descobrir, uma coisa tão má e que abalou tanto a minha vida de uma hora para a outra, que tanto me abalou e me tirou o chão…

Um “monstro” que chegou sem aviso prévio e sem ninguém o convidar!!!

Um “monstro” chamado cancro!

Até agora questionava-me se devia ou não manter a minha história em privado, mas depois de ter privado com um ambiente naturista que me transmitiu confiança, se tinha dúvidas deixei de tê-las e, ao falar com a Isabel Pedrosa, decidi que tinha o dever de divulgar, informar e ajudar quem está a passar por algo semelhante ou aos que conhecem alguém que está nessa situação.  Porque um dos maiores problemas com que estamos a deparar, é a falta de informação e a nossa resposta a tantas dúvidas e questões, que todos os dias crescem na nossa cabeça, e por parte de muita gente que cruza no nosso caminho…

Mas vamos começar do princípio…

Há cerca de 8 meses comecei a ficar rouco e a engasgar-me com frequência cada vez que ingeria líquidos ou sólidos, ou seja, quando comia e bebia. Pensei que estava a comer depressa demais e não facilitava a ingestão. Os dias passavam e cada vez estava pior. Depois veio a rouquidão. Comecei então a ficar preocupado. Fui ás urgências , e aí começou a tortura. Um dia inteiro a mudar de médico para outro, a pedirem mais e mais exames, uma desconfiança que algo de mau existia dentro de mim, uma biópsia e a suspeita de um tumor.

Na primeira consulta de Otorrinolaringologia, chegou a confirmação.. “Sr. Castro você tem um tumor na laringe”. A cadeira onde estava sentado desapareceu, fiquei congelado, um silêncio que me assolou que já nem conseguia ouvir o resto da conversa com a médica, que nunca mais me esquecerei de tanto me ter cortado o fôlego e o discernimento… Ali, naquele momento fiquei sem palavres, nada me parecia real… “ Mas isto não me está a acontecer!” Mas estava e está!! Ao chegar a casa nesse dia, sozinho, deitei as primeira lágrimas… chorei, não tenho vergonha de o dizer, chorei porque não queria sofrer mais na vida… Mas quando o choro parou, pensei não vou estar sozinho!

Esse foi o primeiro dia dessa guerra… Sim , ele o “monstro” declarou-me guerra, mas eu  irei dar luta!

Depois desse dia, foram dezenas de exames, médicos, consultas, espera, muita espera e ansiedade… E o tempo que se espera, como custa a passar… Mas o que podemos fazer? Nada! Não está nas nossas mãos e essa sensação de incapacidade também corrói…

Havia dias em que a cabeça à noite não parava, hà dias que as lágrimas aparecem no canto do olho, por ainda me custava a acreditar, há dias em que a vontade de ler, de investigar, de conhecer testemunhos, e de saber mais e mais sobre este “monstro”, é maior que tudo…

Seguiu-se a preparação para a intervenção cirúrgica, e por fim a operação! Correu mal.. Entrei em  coma , estive nos cuidados intensivos durante 3 meses!

Quando tive a primeira consulta pós-operatória na unidade oncológica do hospital, onde ficou que faria 4 ciclos de químio e no IPO a radioterapia!

Mas tal como eu, milhares de pessoas no nosso país, milhões no mundo, não pudemos escolher. A vida é mesmo assim, a vida não é fácil! Foi-nos imposta esta luta e agora só tenho uma solução …LUTAR,  e ter ESPERANÇA!!!

O futuro? Não sei… e a palavre de ordem é “ Este dia passou, amanhã é outro dia”!

Perguntar-me-ão, onde entra o naturismo?

Pois bem, entrou desde que aprendi a respeitar a natureza e o universo, de forma a que ela e ele me respeitem, também graças ao grande companheirismo existente entre toda a gente que conheci no movimento devolveram-me uma confiança em que me fizeram acreditar que uns perante os outros apesar das diferenças somos todos iguais, isso transmite uma auto-estima incalculável…

Aprendi a valorizar pormenores no dia a dia que me passavam despercebidos, Até ás vezes no silêncio me questiono,.. Pensava que o mundo, o universo estava contra mim, afinal não estava sozinho, algo me aguardava de bom! Passei a conduzir mais devagar, passei a reagir de uma forma mais serena a certas contrariedades, deixei a impulsividade de lado e vivo a vida com menos garra. Por isso vou vivendo um dia de cada vez até descobrir que a dor passou a ser suportável e que a vida continua e continuará!

Bem hajam, obrigado!

Saudações naturistas 


Um testemunho anonimo de um naturista que participa nos nossos eventos. Convidado a deixar o seu testemunho sobre a sua relação entre oncologia e naturismo, aceitou o desafio e conta-nos a sua experiencia.

O nosso muito obrigado pelo testemunho neste artigo “Oncologia onde entra o naturismo?”, pela coragem e pela força necessária para a sua concretização.


Hoje sou outra pessoa

O meu testemunho, foi ser operada devido uma hérnia no esófago a qual tive cancro nos pulmões e fiquei muito magra sempre gostei de fazer nudismo, quando conheci o …., realizei o meu sonho ao entrar no vosso grupo da Alma foi muito importante esqueci as peles descaídas os peitos descaídos e hoje sou outra pessoa obrigada a todos.


O testemunho de uma naturista participante nos nossos eventos, e que aceitou o convite para nos dar a conhecer a sua caminhada.

O nosso muito obrigado pelo testemunho neste artigo “Oncologia onde entra o naturismo?”, pela coragem e pela força necessária para a sua concretização.


A aceitação do meu corpo

Sempre fui e sou muito alegre e positiva! 

Achava eu que me aceitava na totalidade como sou, mas depois de passar por um cancro de mama, descobri que no fundo havia alguma coisa ainda por resolver comigo mesma. ( A aceitação do meu corpo)

Soube da Alma Naturista há quase um ano e sempre quis experimentar e sentir a sensação de liberdade com o meu corpo.

Cheguei muito tímida ao primeiro encontro pensando qual seria a reação das pessoas, pergunta, olhares, julgamentos, etc….em fim estava cheia de receios! Mesmo nunca escondendo o meu corpo da minha família, amigas, nem de mi própria, mas no ambiente naturista estava com muitos receios.

Posso dizer que foi o melhor que podia ter feito por mim, ajudou-me imenso a aceitar-me por completo e perceber que todos somos diferentes e iguais ao mesmo tempo, cada um ao seu jeito. 

MP.


Um testemunho de aceitação e superação de uma naturista que aceitou o convite para partilhar a sua experiencia e seus obstáculos.

O nosso muito obrigado pelo testemunho neste artigo “Oncologia onde entra o naturismo?”, pela coragem e pela força necessária para a sua concretização.

Porque o naturismo é respeito e tolerância, porque o naturismo é aceitação e ente ajuda, juntos podemos fazer a diferença!

Oncologia onde entra o naturismo?
Oncologia onde entra o naturismo?


T-Shirt Alma Naturista

alma naturista tshirt tecnica wp
Encomenda a tua T-Shirt Alma Naturista

Redes Sociais

Facebook

Gosta da página da Alma Naturista no Facebook e visita no Facebook a página da Alma Naturista.

 

Se gostas deste artigo deixa o teu like e podes ajudar a sua divulgação partilhando no Facebook:

 

Twitter

Partilha esta página no Twitter

Segue-nos no Twitter:


Adere ou renova

Renova ou adere e apoia o naturismo em Portugal, aproveita os donativos diferenciados para os nossos associados.

Visita a pagina dos Protocolos Alma Naturista e sabe como podes aproveitar as tuas Vantagens de Sócio, encontra na pagina de renovação e de adesão toda a informação.

Apoia o projecto Alma Naturista, juntos somos mais representativos e mais dinamizadores do Naturismo em Portugal e no mundo.

Não te esqueças de subscrever o blog para receberes todas as publicações.

blog alma naturista

Sabe mais sobre a Alma Naturista

Visita a informação disponível sobre o naturismo:


Visita a loja da Alma Naturista.


Apoios com Alma

vilapura 10
Vilapura
somanatura inst
Samonatura
alma naturista recomenda cafe natal
Café Natal
galeria alma naturista victor siveira quadro3
Galeria com Alma – Victor Silveira

adere 3
Adere e apoia a Alma Naturista

Adere à Alma Naturista

Ser Sócio!

Apoia a Alma Naturista tornando-te associado.

Confirmar

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.


Subscreve o Blog

Subscreve!

Blog Alma Naturista.

Recebe no teu email a notificação de publicação de artigos.

Prometemos nunca enviar spam! Consulta a nossa política de privacidade para mais informações.

Nota: recebes apenas um email à sexta feira com as publicações da semana

Não te esqueças de confirmar no teu email a subscrição do Blog.


Apoia o Blog e a Alma Naturista

qrcode

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *